top of page
Blog: Blog2

Assistente técnico pericial - Qual a importância?

  • Foto do escritor: Cauliflora Ambiental
    Cauliflora Ambiental
  • 17 de mai. de 2019
  • 1 min de leitura

A perícia, em ações judiciais, tem como objetivo levar o conhecimento técnico ao juiz, em relação aos fatos trazidos pelas partes, de modo a auxiliá-lo na tomada de decisões.

O assistente técnico pericial é o profissional habilitado e qualificado para acompanhar a perícia judicial, podendo interpor seu ponto de vista, produzindo argumentos de fundo técnico-científico e legal para defender os interesses da parte contratante.

Dentre as funções de um assistente técnico pericial estão:

➡️ Analisar tecnicamente o processo e a documentação envolvida, dando subsídios para a defesa e orientações técnicas ao advogado;

➡️ Elaborar quesitos técnicos a serem respondidos pelo perito judicial, destinados a esclarecer os fatos e provas apresentadas. Essas perguntas, quando formuladas por um profissional específico da área, são mais técnicas, esclarecedoras e objetivas;

➡️ Acompanhamento da perícia técnica: No momento da perícia, o assistente técnico defenderá a empresa com suas colocações e argumentações técnicas;

➡️ Emitir seu próprio parecer técnico sobre o caso;

➡️ Impugnar o laudo apresentado pelo perito do juízo, na hipótese de constatar alguma irregularidade;

Contar com um assistente técnico para acompanhamento de perícias judiciais é de suma importância, pois é pelo seu trabalho que se estabelece o contraditório.

A existência, portanto, de diferentes interpretações do mesmo fato, garantem a imparcialidade, segurança e eficiência da prova pericial produzida, para que a empresa não seja prejudicada com visões unilaterais ou que não sejam suficientemente abrangentes.

Trata-se de instrumento capaz de proteger os interesses da outra parte. O assistente técnico é contratado para ser os olhos da parte contratante.



ree

 
 
 

Comentários


bottom of page